quarta-feira, 11 de novembro de 2009

BLACKOUT MOSTRA FALHAS NO SISTEMA DE ENERGIA DO BRASIL


Por um triz, não fiquei presa no metrô entre Copacabana e Botafogo!!! Ao sair da estação Botafogo, onde moro, vi um piscar de luzes e em fração de segundos todos estavam no mais completo breu. Voltando da escola estadual onde leciono à noite, percebi o quanto estamos vulneráveis, e que um acontecimento não se sabe de onde, pode te afetar num piscar de olhos.
Andei o mais rápido que pude, pois a rua totalmente escura era iluminada somente pelos faróis, e cada vez ela ficava mais vazia... somente os desvalidos que se recostavam entre marquises se protegendo da chuva fina, eram figuras permanentes entre uma esquina e outra.
Ao chegar em casa minha filha e minha mãe estavam tensas e preocupadas, mas ao me ver elas rapidamente se acalmaram e começamos a conversar sobre o ocorrido, e o que de fato poderia ter causado esse apagão? Minha mãe foi dormir e eu e Aninha ficamos brincando.... filmamos historinhas de terror com a vela acessa e aproveitamos esse momento caótico para conversarmos e também estudar sobre as giminospermas... a essa hora ela deve estar fazendo um teste de ciências!!
Fomos dormir mais de uma hora da manhã!!! e entre uma risada e outra, entre um estudo e outro... iluminávamos a garagem para nossos vizinhos com uma lanterna que nunca tinha sido usada por nós. Uma boa lanterna que passou a ser alvo de novas brincadeiras. Tentamos entrar na internet pelo Lap top para postarmos no Twitter, mas a bateria tinha acabado!!!! Fiquei ouvindo a Band News para me interar do ocorrido. Fiquei preocupada quando comecei a perceber a magnitude do apagão. Mais de dez estados brasileiros haviam sido atingidos, além do Paraguai.
O apagão já durava mais de duas horas e nenhuma autoridade havia se pronunciado!!!! Muitas especulações eram feitas, mas nada de concreto e palpável nos era apresentado, a fim de nos acalmarmos.
Hoje cedo vi os jornais e também os telejornais, onde o físico Pingueli Rosa afirmou que nosso sistema de transmissão por ser interligado, e isso por um lado é bom, pois ajuda cidades mais carentes em termos de geração de energia a terem suas demandas supridas, mas também pode ser um problema. Essa interligação foi fundamental para a maior propagação do blackout, pois ao menor problema, as linhas transmissoras por estarem interligadas funcionaram em conjunto e num efeito dominó foram se desarmando, até que a transmissão de energia ficou comprometida principalmente no Sudeste, parte do sul e centro- oeste.. alguns estados nordestinos e até mesmo no Paraguai. A hidrelétrica de Itaipú é a maior do mundo e é um projeto bi-nacional, Brasil e Paraguai, daí a participação desse país no problema também.
Muitos especialistas falaram que o problema tinha sido ambiental, fortes rajadas de ventos afetando as torres de transmissão, outros falando da ingerência do governo no que diz respeito a energia no país, em fim todos falando, discutindo, se colocando e a população esperando, se ferrando não discutindo e quando pode mudar alguma coisa, prefere se calar.

Nenhum comentário: